HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
- reabilitação -
Vale de Cambra
A área de intervenção está integrada na Avenida Vale do Caima, entre edificações de cérceas de pisos francamente superiores, numa avenida que se tem vindo a mostrar cada vez mais decadente, com uma arquitectura de fraca expressão e resultante da falta de visão do ponto de vista do espaço urbano como um todo. A requalificação de edificações pré-existentes em espaço urbano consolidado, sem alterações marcantes nos alçados tem sido uma constante em todo o país e tem-se mostrado como sendo uma solução viável e refrescante para os centros urbanos sombrios e, neste caso, muito resultantes de edificações pobres, naquela que é a principal avenida da cidade e que a atravessa na totalidade.
No que respeita aos usos, mantém-se todos os usos pré-existentes, ajustando-se todos os interiores às necessidades actuais de uma habitação unifamiliar. As intervenções a levar a efeito pretendem a conservação dos edifícios existentes, admitindo-se obras de reconstrução sempre que se justifiquem pela degradação construtiva, ou pela necessidade de união entre as duas edificações.
Da alteração dos edifícios descritos resultará a composição de uma única propriedade, mantendo a imagem actual, incluindo o desenho e a volumetria.
Pondera-se a manutenção da estrutura pré-existente sempre que a mesma se apresente em boas condições, avaliação que será efetuada por especialistas no decorrer da obra.
Vistas exteriores
Imagens obra
Antes