HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
Paramos, Espinho

A proposta arquitectónica integra-se harmoniosamente e não levanta questões relevantes no que diz respeito à escala e volumetria propostas, destacando positivamente o contributo da mesma para a revitalização urbana do local. Assim, o programa de habitação unifamiliar proposto enquadra-se num contexto destinado à habitação do no mesmo contexto, assentando num pressuposto favorável relativamente aos condicionalismos dos edifícios e a sua relação de escala, topografia, volumetria, e de cércea.

O programa do edifício desenvolve-se de forma muito simples.

O piso 0 destina-se às garagens com lugar previsto para dois carros e as áreas sociais compostas por um espaço de receção no momento de entrada, uma cozinha completa com lavandaria, uma sala ampla, uma instalação sanitária e a escada de acesso ao piso superior. No espaço exterior existe uma enorme área destinada aos espaços verdes, uma piscina e uma área de convívio com churrasqueira. Há ainda uma pequena construção com um alpendre para o aparcamento automóvel e, no seu interior, um pequeno balneário e uma área técnica.

O piso 1 é composto por três quartos com instalações sanitárias independentes para cada um deles, bem como uma grande varanda para aproveitamento do espaço exterior.

A proposta encosta à construção vizinha de qualidade inferior de forma a rematar a empena que existe atualmente, fazendo assim uma transição volumétrica harmoniosa, atribuindo integridade física e estética ao existente. Assim as fachadas serão predominantemente lisas com acabamentos simples e delicados com cores discretas, conjugando-se com a realidade envolvendo, mas apostando também em materiais como a madeira e pequenos apontamentos de cantaria de pedra de granito para dignificar a construção. A habitação abre-se para o interior do terreno procurando uma vivência intimista e discreta.

No que respeita à altura do edificado, embora se ultrapasse a altura da construção vizinha contígua, respeita-se a moda das cérceas das construções mais recentes com dois pisos, como é o caso das moradias que confrontam com a frente da construção, também elas com dois pisos, bem como outras construções na envolvente próxima.

Vistas exteriores 

Vistas interiores 

Desenhos técnicos